Clareamento dental: quais os tipos disponíveis no mercado?

Com o passar dos anos, é natural que o sorriso fique amarelado ou com algumas manchas nos dentes. Isso ocorre tanto pelo efeito natural do tempo e também por hábitos que intensificam essas manchas. Mas como voltar a ter dentes brancos depois disso?

Um dos tratamentos estéticos que mais possui resultados positivos é o clareamento dental. Por ser um processo pouco invasivo e rápido, essa técnica é muito procurada nos consultórios odontológicos e indicada para quem quer melhorar a autoestima.

Por isso, se você está procurando saber mais sobre o clareamento dental antes de agendar uma consulta, continue lendo o texto e entenda todo o processo para ter dentes mais brancos com os especialistas da Primordialle Oral Clinic em Goiânia.

Clareamento dental na prática

Existem três tipos de clareamento dental: caseiro, no consultório e misto. Ao longo do texto iremos explicar as principais diferenças entre esses três tipos e os seus benefícios. No entanto, independente de qual tipo de clareamento dental você escolha, todos possuem a mesma reação química para proporcionar um sorriso mais branco. 

Para realizar o clareamento dos dentes, são utilizados produtos à base de peróxido de hidrogênio para quebrar as moléculas pigmentadas presentes no dente e diminuí-las até ficarem imperceptíveis, ou seja, os dentes ficam mais brancos. 

É importante destacar, no entanto, que esse produto não atinge apenas os dentes e a proteção da gengiva é essencial. Por esse motivo, caso escolha por realizar o clareamento caseiro, ainda é aconselhado que tenha o acompanhamento de um dentista especializado antes de iniciar. 

A seguir, entenda as principais diferenças entre os três métodos de clareamento dental disponíveis no mercado antes de iniciar o tratamento. 

Clareamento dental caseiro

O clareamento dental pode ser realizado no conforto da sua casa, sendo a forma mais prática para quem não consegue encaixar na agenda a ida ao consultório. Após a análise e aprovação do seu dentista, será recomendado o uso de moldeira e gel clareador para você voltar a ter a cor original dos seus dentes. 

A moldeira é uma placa de silicone feita no formato exato da sua arcada dentária, para se encaixar perfeitamente durante o uso do gel clareador. Após aplicar o gel na moldeira, o tempo de aplicação varia de 30 min à 1 hora. 

O tratamento costuma durar cerca de 3 semanas e é considerado extremamente prático tendo em vista que o uso da moldeira pode ser feito em casa, no trabalho, ou em qualquer lugar que o paciente se sentir confortável.

É importante destacar, porém, que durante o tratamento é proibido ingerir qualquer alimento ou mesmo líquidos. O paciente deve também evitar falar durante esse tempo para não correr o risco da moldeira descolar do dente, mesmo que levemente, e assim impactar nos resultados do clareamento dental.

Clareamento dental no consultório

Ao realizar o procedimento no próprio consultório, o clareamento dental tende a ter resultados superiores ao caseiro, tanto na estética quanto na sensibilidade. Com o controle dos agentes clareadores, que nesse caso é aplicado a laser, o profissional responsável consegue utilizar técnicas para acelerar o clareamento sem aumentar a sensibilidade nos dentes durante o processo.

Isso ocorre porque o dentista responsável consegue controlar de maneira eficaz as chances de qualquer inflamação na região, sendo o método mais recomendável para os pacientes que já possuem sensibilidade aguçada ou qualquer outro incômodo na gengiva, ou nos dentes.

 O tempo do tratamento, no entanto, também depende das características genéticas do paciente, podendo variar de 20 a 30 dias. 

Clareamento dental misto

A junção dos dois métodos podem causar o resultado é o mais satisfatório possível e de extrema segurança. É ideal para quem não pode comparecer no consultório com tanta frequência, mas ainda assim possui espaço na agenda e busca por um resultado seguro. 

O tratamento nesse caso deve ser feito em até 45 dias e, apesar de não ser o mais rápido entre os métodos, tende a durar por mais tempo que os outros. 

Cuidados pré e pós-clareamento

Os cuidados necessários para fazer o clareamento, na verdade, se resumem a certos alimentos e substâncias que podem deixar os dentes amarelados mais rapidamente. 

Podem entrar nessa lista quaisquer alimentos que possuam corante, mas os principais e os mais consumidos diariamente e, muitas vezes, de forma excessiva por aqueles que buscam constantemente o clareamento dental são:

  • Chás 

  • Café 

  • Refrigerantes 

  • Suco de uva 

  • Vinho tinto 

  • Frutas

  • Molho shoyu 

  • Beterraba 

  • Ketchup 

  • Açaí

  • Tabaco

É importante frisar que essa lista não é proibitiva, ou seja, não é necessário que sejam cortados totalmente da sua rotina, embora o uso de tabaco e a ingestão de refrigerante seja negativa por outros motivos. Esses alimentos e substâncias apenas não devem ser consumidos com tanta frequência, principalmente durante as semanas em que o paciente está realizando o clareamento dental.

Já os cuidados pós-clareamento dental estão relacionados principalmente à sensibilidade e como fazer com que o procedimento tenha resultado por mais tempo. Entre as principais dicas, estão:

  • Atenção à alimentação

  • Cuidado com a escovação

  • Cuidado com batons fortes

Meus dentes estão muito sensíveis, o que fazer?

Um quadro de sensibilidade aguçada precisa da atenção do paciente e do acompanhamento de um dentista para que seja solucionado o mais rápido possível, afinal, ninguém quer sentir esse incômodo sempre que beber algo gelado, não é mesmo? 

Além disso, é recomendado o uso de creme dental para dentes sensíveis, sendo um fator importante para a estabilidade da melhora do paciente. 

Quanto custa?

O valor do clareamento dental varia de acordo com o método escolhido pelo paciente, devido ao custo dos materiais utilizados. É importante destacar também que a quantidade de sessões ou o tempo de uso do clareamento dental caseiro é indicado pelo dentista, e não uma escolha do paciente, não podendo ser feito em tempo reduzido para diminuir o custo. 

Invista na qualidade do seu sorriso, marque uma consulta na Primordialle Oral Clinic e descubra qual o método de clareamento dental se adequa melhor a você. Nossa estrutura de alto padrão em Goiânia está pronta para te proporcionar a melhor experiência e ressignificar o seu sorriso! 

Primordialle Oral Clinic